Introdução
História
A língua árabe está entra as línguas mais antigas do mundo, e também aparece entre as mais faladas atualmente. Original do oriente médio, a língua se espalhou para outras áreas do globo durante a expansão do Islamismo, principalmente no sudeste da Ásia e norte da África.
O árabe é uma das poucas línguas que se mantiveram próximas à suas formas originais, tendo como instrumento principal o livro “Alcorão”, o livro sagrado dos Islamismo. Este livro, além de conter as doutrinas da religição do povo muçulmano também conservou
a estrutura original da língua árabe deste sua criação.
Sendo de origem Semita, o árabe tem relação direta com o hebráico e o aramáico, mas também possui suas características próprias. A mais visível é sua
forma escrita que se apresenta de forma contínua, mais comumente chamada de escrita cursiva (em oposição a escrita de impressão ou de forma), ao se escrever em árabe as letras se conectam umas as outras como se vê geralmente em textos escritos à mão, enquanto o hebráico e o aramáico tem suas letras escritas separadamente.
Distribuição
Com o movimento de tribos nômades e mercantes do oriente médio a língua se espalhou por vários países do Oriente Médio e África, onde, em muitos casos, acabou se tornando a língua oficial do país, segunda língua oficial ou influenciou a língua
nativa. Este mapa mostra a distribuição da língua; os em verde utilizam o árabe como língua oficial do país, já os em azul tem o árabe como uma dos línguas oficiais do país.
Embora este mapa mostre apenas o Oriente Médio e a África, a influência da língua árabe, associada à expansão do Islamismo atingiu direta ou indiretamente, todos os continentes. Europa e Ásia foram os principais, tendo sofrido influência direta tanto cultural como socialmente. E as Américas foram influenciadas indiretamente por meio da colonização européia.
Influências
Os três níveis de influência exercidos pelos colonos e nômades árabes, dos quais os mais famosos foram os Mouros, foram: ciências, religião e arte.
Ciências
O povo árabe sempre foi muito conhecido por suas teorias e descobertas em química e astronomia; "química" por si mesmo é uma palavra árabe que vem de "alkimiya" (الكيمياء), a antiga arte que buscava transformar metais simples em ouro.
Religião
O Islamismo, o qual se iniciou com a revelação do livro "Alcorão" ao Profeta Maomé (مُحَمَّد, "Muḥammad "), é a segunda religião mais difundida no mundo, tendo seguidores no mundo todo. Um dos princípios ensinados é o de que o Alcorão, considerado sagrado para os muçulmanos, deve ser lido na língua em que foi revelado, ou seja, o árabe, e mesmo embora muitas traduções tenham sido feitas para outros idiomas a versão em árabe ainda é muito usada mesmo por aqueles que não tem uma compreensão perfeita da língua.
Arte
Em vários lugares do mundo podem ser encontrados artefatos que datam de períodos de dominação árabe, seja em construções que hoje sejam utilizadas como capelas ou em antigos castelos, o estilo árabe é altamente visível e apreciado; em muitos casos o que parece ser somente uma série de traços ou "arabescos", são na verdade trechos do Alcorão ou referências à "Allah" (الله nome atribuído a Deus no Alcorão). Um detalhe muito importante sobre a arte árabe é que de acordo com regras religiosas, nenhuma figura viva deve ser utilizada em obras de arte, ou seja, não se deve fazer imagens ou esculturas de seres vivos, e acima de tudo é proibida a simulação da imagem de "Allah" ou mesmo Maomé.
Enfim, em todas as formas de influência por parte dos árabes nos diferentes culturas do mundo, a língua sempre se mostra presente. Seja nas escrituras sagradas do Alcorão, nos antigos livros de astronomia ou química ou em obras de arte baseadas na escrita, o idioma sempre faz presença notável e agradável aos que os vivenciem.
No comments:
Post a Comment