Bem vindos à página de línguistica.

Para saber os idiomas disponíveis ou votar em algum deles clique no link abaixo:

Idiomas e Votação

Tuesday, October 18, 2016

Das cinzas renasce a fênix...

Conta a lenda que a mitológica ave fênix tinha a habilidade de renascer das próprias cinzas (sendo um pássaro de fogo, sua morte se dá em cinzas...). Assim como a fênix, cá estou novamente, mesmo que eu não tenha morrido ou me queimado :)

Muito se passou desde a ultima vez que escrevi para este blog, e já está mais do que na hora de  deixar algumas linhas de motivação e/ou advertência por aqui.

Como vocês já sabem minha paixão por idiomas vem desde cedo e dificilmente se extinguirá. E mesmo embora minhas palavras não cheguem àqueles que lêem* este blog, meus estudos, continuam, assim como meus videos no YouTube e principalmente comentários e dicas nas páginas do Facebook. Por falar em Facebook, todos estão convidados a acessar as páginas Polyglots e Poliglótas, em inglês e português, respectivamente, para terem acesso a publicações mais frequentes e não necessariamente criadas por mim...

Então, como eu estava dizendo, muito se passou nestes últimos dois anos. Da Coréia do Sul de volta para os Estados Unidos, aqui mudamos duas vezes, mas enfim, em relação a meus estudos já se passaram mais idiomas como o coreano, grego, hebraico, norueguês, holandês, e os demais estudos nas outras línguas que já foram mencionadas antes nestas páginas.

Destas experiências gostaria de ressaltar alguns pontos que creio serem favoráveis a vocês:


  1. Não basta morar no país onde a língua é falada, deve-se buscar o conhecimento e a prática dia a dia;
  2. Sem um motivo concreto para se estudar um idioma seus esforços podem se mostrar inúteis no final;
  3. Não exagere em seus estudos, o excesso pode não somente atrapalhar seus estudos no presente, como eliminá-los do futuro;
  4. Saber um dialeto de uma língua não te torna um especialista na mesma de uma forma geral;
  5. Assim como saber uma língua de uma família de idiomas não te torna fluente nos demais membros da mesma família;
  6. Interação humana é essencial ao desenvolvimento da fluência em um idioma;
  7. Se seus estudos não tem como alvo a comunicação você está fazendo erro;



Como podem ver, a maioria destes pontos tem uma aparência negativa, o que de fato é verdade, pois “não só de rosas vive um hiperglóta”.
Quando uma pessoa se aventura pelos caminhos do estudo de várias línguas ela está sujeita à várias influências e obstáculos, muitos deles criados por usas próprias ações, sejam elas em termos de abordagem de um idioma ou na escolha de companheiros de estudo. Cada passo, se não analisado cuidadosamente, pode levar a resultados negativos ou até mesmo prejudiciais. Justamente por isso que gostaria de compartilhar essas experiências com vocês, para que não precisem passar pelas mesmas experiências, mas simplesmente se conscientizar e evitar um triste fim :)

Assim sendo, vou publicar um artigo sobre cada um dos pontos acima citados, juntamente com os detalhes de minhas experiências e como evitar ou sair de determinadas situações.

Bem, espero vê-los aqui novamente em breve.

Até mais.



*Sim, eu sei que o acento circunflexo nas conjugações na terceira pessoa do plural que terminam em “-eem” foi abolido na reforma ortográfica de 2009, mas eu não me importo e continuo escrevendo desta maneira.

No comments:

Post a Comment