Bem vindos à página de línguistica.

Para saber os idiomas disponíveis ou votar em algum deles clique no link abaixo:

Idiomas e Votação

Thursday, April 28, 2011

Ensino de Línguas Extrangeiras para Crianças

Há algum tempo atrás eu recebi uma mensagens perguntando sobre como ensinar línguas extrangeiras para crianças e qual seria o impacto para elas em aprender línguas diferentes (devido ao rumor que crianças aprendem idiomas mais rápido do que adultos...).

Bem, este assunto sempre gerou um certo nível de polêmica, principalmente por que existem dois grupos bem equilibrados e fundados com teorias divergentes: o primeiro é o grupo dos que afirmam que uma pessoa não consegue se tornar fluente em um idioma extrangeiro depois dos 18 anos de idade (mais ou menos); e o segundo afirma que isso é totalmente possível. - Em relação a estas afirmações eu já vi exemplos de ambos os casos, então na minha opinião é possível aprender um idioma extrangeiro e se tornar fluente à qual nível de idade; ter um sotaque nativo já uma outra estória, mas vamos deixar isso para outro dia.

O ensino de idiomas, seja o nativo ou extrangeiro, acontece da mesma maniera, porém existe sempre a vantagem do idioma da área geografica sobre qualquer outro idioma. Por exemplo, se você mora na Alemanha, mas está tentando ensinar português para seus filhos, a língua alemã SEMPRE terá uma vantagem sobre o português (ou qualquer outro idioma), por isso deve-se sempre "lutar" contra o ambiente, ou seja, forçar (sutilmente) o idioma extrangeiro em todas as situações em que o idioma local não seja extremamente necessário.

Aqui está um vídeo que fiz há algum tempo atrás falando sobre este assunto:
(desculpe, mas está em inglês, logo providenciarei legendas)


Eu pessoalmente acredito que devemos ensinar nossos filhos os idiomas que aprendemos quando crianças, seja quantos forem ou quais forem,  nós devemos manter a tradição de nossos antepassados e ter a certeza de que nossos filhos terão ao menos a oportunidade de decidir se vão continuar falando ou não, mas que isso nao se tornará um obstáculo no futuro, quero dizer, se precisarem usar sua língua nativa eles poderão mesmo que necessitem um tempo para se familiarizar novamente, ao invés de ter que aprender tudo, o que geralmente faz com que a pessoa desista de aprender.

Existem várias maneiras de se ensinar idiomas (ou qualquer outra matéria) para crianças, mas o diferencial deve ser o grau de formalidade do ensino. NENHUMA criança vai entender algo através de um livro! Lógico, certo?!?! Bem, nem todas as pessoas entendem isso...

Crianças aprendem mais facilmente quando o idioma é utilizado como um meio, ao invés do alvo por si mesmo, por exemplo, se você colocar alguns livros em uma mesa, com uma cadeira e pedir para a criança sentar-se à mesa pois nas próximas duas horas vocês vão estudar chinês, eu garanto que a criança vai estar chorando ou reclamando que esta cansada depois dos primeiros 20 minutos (e isso eu já testei, o tempo máximo de paciência de uma criança é cerca de 20 minutos...); porém, se você disser que tem um desenho animado para a criança assistir, não importa qual idioma será usado no desenho, a criança vai sentar e assistir grande parte dele, se não o filme todo! Observação: isso tem melhores resultados se você estiver assistindo também e comentar sobre o filme com animação e enteresse verdadeiro!

É claro que cada criança possui uma forma diferente de aprender, o que torna cada processo diferente do outro, mas de uma forma geral as atividades são as mesmas so mudam em tempo de aplicação e velocidade; nunca se deve comparar o nível de desenvolvimente de uma criança com outra, apenas com a mesma criança, ou seja, qual é a nível de aprendizado da criança "A" comparado com o nível desta mesma criança na semana passada, e nunca "criança "A", sabe "X" número de palavras, mas criança "B" não sabe todas elas, isso significa que criança "B" precisa estudar mais ou mais rápido"; isso é um grande erro que é comumente cometido e que faz com que as crianças criticadas sintam-se inferiores ou criem um bloqueio mental para a matéria sendo estudada.

Aqui está um vídeo dando alguns exemplos de tecnicas e métodos de ensino para crianças:
(este foi feito em inglês e português, providenciarei as legendas para as partes em inglês)



Sobre as vantagens que uma criança terá em aprender um outro idioma enquanto jovem, basta pensar na dificuldade que temos em aprender um idioma quando entramos na escola ou universade! Se a criança já sabe o idioma que estiver sendo ensinado, terá melhores notas e mais tempo para estudar outras matérias, e caso a criança saiba um idioma diferente do que esta sendo ensinado, o fato de saber dois idiomas ajuda a criança a se preparar mentalmente para diferentes formas de comunicação, ou seja, não haverá o choque com estruturas que não são paralelas ou idioma que já conhece; e mais, sabendo dois idiomas, as chances de existirem palavras cognatas* em sua mente é muito maior!

Eu aconcelho as pessoas que tem filhos, sobrinhos ou interajam constantemente com crianças, à ensinar algumas palavras e expressões em um outro idioma, plantar a semente da curiosidade e então ver quantos e como serão os frutos. Eles merecem ter uma oportunidade de se prepararem para um futuro que será cada vez mais competitivo e seletivo!

Quaquer pergunta ou comentário fiquem a vontade para me contactar.

No comments:

Post a Comment